Pés de lírio

Ao longo dos últimos mil anos e em busca de uma nova estética, as mulheres chinesas adotavam 'técnicas' bem mais dolorosas do que os piercings e tatuagens de hoje em dia: a bandagem dos pés.
Essas mulheres - conhecidas como pés pequenos ou pés de lírio - quebravam quando jovem os ossos dos pés e os enfaixavam dobrando para dentro os dedos de modo que parassem de crescer. O pé pequeno era sinônimo de de graça e beleza nas antigas sociedades chinesas. Tal pratica de body modification chegou a ser feita por mais de dois bilhões de chinesas.


4 Comentários:
Ricardo,
Vc elucidou a curiosidade que eu tinha em ver os tais pes. Ja tinha lido sobre o assunto em classicos chineses, mas nunca tinha visto. Que horror!!! Segundo o livro, os dedinhos menores do pe ficavam mortos e depois eram retirados. Tb falavam que para fazer a bandagem a mulher chorava um rio de lagrimas, mas se no meio do processo ela desistia, chorava um oceano. Parece que doi demais fazer o sangue circular novamente. Simplesmente horrivel, o que eh aquele sulco depois do calcanhar? Apavorante!
Mas mesmo nos dias de hoje, as vezes a mulher comete cada violencia contra o proprio corpo em nome da beleza...
Ah, dizem tb que os homens incentivavam, pois uma mulher com os pes assim nao conseguia fugir. E era simbolo de aristocracia, pois uma camponesa nao podia se dar ao luxo, tinha que trabalhar.
nossa!!
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que dooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrr!!!!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial